Autores
Airton Pollini
Arqueólogo e historiador do mundo grego antigo, professor na Université de Haute-Alsace, Mulhouse (França). É editor (com Sophie Montel) de La Question de l’espace au IVe siècle av. J.-C. dans les mondes grec et étrusco-italique, pelas Presses Universitaires de Franche-Comté (2018).
Anita Fattori
Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e bolsista da FAPESP. Prepara sua tese sobre as "Mulheres e as Redes Comerciais da Assíria dos séculos XX e XIX AEC". Faz parte do Laboratório do Antigo Oriente Próximo da USP.
Carlos Machado
Historiador e professor da Universidade de St Andrews (Escócia). Suas pesquisas estão focadas no período da Antiguidade Tardia, especialmente em Roma e na Itália. É autor de Urban Space and Aristocratic Power in Late Antique Rome, pela Oxford University Press (2019).
Cristina Rosillo López
Historiadora e professora titular de História Antiga na Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Estuda a cultura política e a história social e econômica da Roma Antiga. É autora do livro Public Opinion and Politics in the Late Roman Republic, pela Cambridge University Press (2017).
Cyril Courrier
Historiador e professor de História Romana na Aix-Marseille Université (França). Publicou vários trabalhos sobre a história social e econômica da Roma antiga, a epigrafia romana e a cultura popular. É autor do livro La plèbe de Rome et sa culture (EFR, 2014) e organizador (com Julio Cesar Magalhães de Oliveira) de Ancient History from Below (Routledge, 2022).
Delphine Driaux
Egiptóloga e arqueóloga, é vice-diretora do Projeto Médio Egito da Universidade de Viena. Lidera o projeto "Representações e realidade da pobreza no antigo Egito", financiado pelo Fundo Austríaco para a Ciência (FWF), sediado na Universidade de Viena. É autora (com Marie-Lys Arnette) do livro Instantanés d'Égypte (Ifao, 2016).
Erica Angliker
Arqueóloga e pesquisadora no Institute of Classical Studies da Universidade de Londres. Prepara a publicação de sua tese sobre o culto dos deuses e heróis nas ilhas Cíclades nos períodos arcaico e clássico e investiga as práticas cultuais de pastores, viajantes e outros grupos externos à polis.
Fábio Augusto Morales
Historiador e professor de História Antiga na UFSC. Estuda o papel de estrangeiros e escravos na democracia ateniense e as cidades gregas no período helenístico na perspectiva da História Global. É autor do livro A Democracia Ateniense pelo Avesso, publicado pela Edusp (2014).
Fábio Duarte Joly
Historiador e professor de História Antiga na UFOP. Estuda a história social e econômica de Roma, com foco no tema da escravidão. É autor, entre outros livros, de A Escravidão na Roma Antiga (Alameda, 2005) e Libertate opus est: escravidão, manumissão e cidadania à época de Nero (Editora Progressiva, 2010).
Filipe Noé Silva
Doutor em História Cultural pela Unicamp e professor da UDESC. Estuda a escravidão e a sociedade da Roma imperial e de suas províncias. É autor do livro De escravos a benfeitores: Os libertos e a munificência na Hispânia Romana, pela Pedro & João editores (2021).
Giovanni Pando Bueno
Mestre em História Social pela USP com uma dissertação (defendida em 2023) sobre visualidade e memória nas disputas políticas de Roma dos tempos de César e Augusto. É membro do Laboratório de Estudos do Oriente Próximo.
Jean-Pierre Guilhembet
Professor de História Romana na Université Paris Diderot - Université de Paris e vice-presidente da Société Française de Histoire Urbaine. Estuda a história urbana antiga, em particular da cidade de Roma, tema sobre o qual publicou inúmeros artigos e capítulos de livros.
Jonathan Cruz Moreira
Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (2019) e doutorando em História pelo PPGH - UNIRIO, com bolsa CAPES. Estuda as formas de participação popular e de ação coletiva na Roma do final da República e a memória na Roma antiga.
José Knust
Doutor em História Cultural pela Unicamp e professor da UDESC. Estuda a escravidão e a sociedade da Roma imperial e de suas províncias. É autor do livro De escravos a benfeitores: Os libertos e a munificência na Hispânia Romana, pela Pedro & João editores (2021).
Juliana Marques Morais
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Estudou em sua tese o processo de demonização dos adversários religiosos na África do Norte entre os séculos IV e V d.C.
Kostas Vlassopoulos
Historiador e professor de História Antiga na Universidade de Creta. Estuda a história da escravidão e os encontros interculturais na Antiguidade, entre outros temas. É autor de Unthinking the Greek Polis, pela Cambridge UP (2007), e Historicising Ancient Slavery, pela Edinburgh UP (2021).
Lourdes Conde Feitosa
Doutora em História Cultural pela Unicamp e professora da Unisagrado. Tem se dedicado ao estudo dos grafites de Pompeia, com foco na sexualidade e nas relações de gênero. É autora do livro Amor e Sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompeia, da Annablume (2005)
Lucy Grig
Historiadora e professora de História Romana na Universidade de Edimburgo (Escócia). Estuda o nascimento da hagiografia, a história cultural e a cultura popular no mundo romano. É autora do livro Popular Culture and the End of Antiquity in Southern Gaul, c. 400–550, pela Cambridge University Press (2024).
Marcos Leitão de Almeida
Doutor em História da África pela Northwestern University e professor substituto na UFJF. Estuda as práticas de escravidão no Baixo Congo na longa duração por meio de métodos linguísticos, fontes arqueológicas e documentais. É autor do livro Quebrando o Silêncio: a longa história da escravidão no Baixo Congo (Vozes, 2024).
Nara Oliveira
Graduada em História pela USP, é autora do blog Leituras de uma Historiadora no Instagram. Pesquisou as transformações nos fóruns de Lépcis Magna (África do Norte) na Antiguidade Tardia. Foi editora da seção Entrevistas do blog.
Pedro Benedetti
Doutor em História Social pela USP. Estudou as relações entre as populações romanas e os bárbaros na Gália dos séculos IV e V d.C. É o tradutor de Amiano Marcelino, Histórias, livro 31 e Anônimo Valesiano, publicado pela Editora CRV (2016).
Pedro Paulo Funari
Historiador e arqueólogo, é Professor Titular de História Antiga da Unicamp. É autor e co-autor de mais de cem livros, entre eles Cultura Popular na Antiguidade Clássica (Contexto, 1989) e Historical Archaeology: Back from the Edge (Routledge, 1999).
Renata Senna Garraffoni
Historiadora e professora titular de História Antiga na UFPR. Ela se interessa pelo Império Romano e tem estudado as vidas das pessoas comuns, os grafites de Pompeia e as lutas de gladiadores. É autora do livro Gladiadores na Roma Antiga (2a ed. UFPR, 2021) e organizadora (com M. Garcia Sánchez) de Mulheres, Gênero e Estudos Clássicos (UFPR/Univ. Barcelona, 2020).
Thais Rocha da Silva
Egiptóloga e arqueóloga, é doutora pela Universidade de Oxford e professora da UFMG. Foi Research Fellow do Harris Manchester College (Universidade de Oxford) e pós-doutoranda pela USP. É membro do LAOP/USP e do Amarna Project. Estuda as moradias e o espaço doméstico dos antigos egípcios durante o Reino Novo (c. 1550-1069 a.C.).